- ZECA FILHO
Paço do Lumiar : Marcha das margaridas será realizada no mês de abril.
Atualizado: 5 de abr.

A Marcha das Margaridas é uma ampla ação estratégica das mulheres do campo e da floresta, promovida pela Contag, Federações e Sindicatos que se consolidou na agenda do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR e das organizações parceiras – movimentos feministas e de mulheres trabalhadoras e centrais sindicais e organizações internacionais.
Realizada a partir do ano 2000, com edições também em 2003, 2007 e 2011, tem revelado grande capacidade de mobilização e organização. Seu caráter formativo, de denúncia e pressão, e também de proposição, diálogo e negociação política com o Estado, tornou-se amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação das mulheres no Brasil.
No município de Paço do Lumiar o evento foi divulgado e irá acontecer no dia ( 04 ) de Abril anunciado pelo SSTR do município com a parceria da Secretaria de Direitos Humanos. SEMDHUR.

Margarida Maria Alves é símbolo de luta e resistência. Mulher paraibana, foi uma das primeiras líderes sindicais do país, presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, onde atuou por 12 anos e brigou como só uma mulher sabe para que os trabalhadores ruais tivessem seus direitos respeitados, como carteira de trabalho assinada, férias, 13º salário e jornada de trabalho de 8 horas diárias. Há 37 anos, no dia 12 de agosto de 1983, um tiro de escopeta calibre 12 pôs fim à vida dessa mulher arretada. Ela foi alvejada no rosto, em frente a sua casa e na presença do esposo e do filho e até hoje nenhum acusado foi condenado pelo crime. Ceifaram a vida de Margarida, mas a força de sua voz ecoa até hoje, já que a sindicalista é lembrada por sua luta, garra, pela defesa dos direitos humanos e deu nome à já famosa Marcha das Margaridas, maior ação conjunta de mulheres de toda a América Latina.
