- ZECA FILHO
Paço do Lumiar : Secretaria de Educação determina procedimentos de segurança nas escolas.
Atualizado: 11 de abr.

A prefeitura municipal de Paço do Lumiar, através da Secretaria de Educação , publicou circular determinando normas e procedimentos para maior segurança nas escolas devido ao aumento da violência urbana .
Síntese da circular publicada :
"A Secretaria Municipal da Educação de Paço do Lumiar, após reunião com representante da Polícia Militar, encaminha as orientações abaixo descritas, cujo objetivo é semear a Paz e a Segurança na escola como um dever de todos.
Para tanto resolve:
Disponibilizar mais um veículo para que a Polícia Militar possa intensificar o programa ronda escolar. Ficam disponíveis, com o mesmo objetivo, contatos telefônicos para chamada de emergência.
Polícia Militar: 190
Ronda Escolar: (98) 98883-0659
SEMED: (98) 3196-1598
É imprescindível que os contatos acima citados estejam salvos nos
aparelhos telefônicos dos servidores da escola.
2. Esclarecer que a equipe gestora deve estar preparada a identificar possíveis riscos e/ou alvos (estrutura e pessoas), avaliar eficácia de um plano (conhecimento, preparo, habilidades, equipamentos e processos), identificar e monitorar possíveis agressores existentes no ambiente escolar.
3. Determinar que o ambiente físico da escola está restrito aos alunos e seus servidores, sendo proibida, até segunda ordem, a entrada de qualquer pessoa não autorizada. O controle de entrada deverá ser realizado pelo agente de portaria. Os atendimentos aos pais ou responsáveis poderão ser efetivados por telefone ou presencialmente, estes com horário previamente agendado pela gestão escolar.
4. Determinar que não será permitida, tanto do transporte escolar como na própria escola, a entrada de aluno(a) portando boné, bolsa ou mochila. O(a) aluno(a) trará em mãos somente o material didático (livro, caderno, estojo, etc.) para utilização diária.
5. Informar que a guarda municipal será oficiada para firmar parceria no objetivo de priorizar a proteção ao patrimônio público escolar. Demais órgãos serão notificados para construção coletiva de um protocolo de prevenção e segurança.
Reforça-se o entendimento de que cabe ao Estado combater, preventivamente, os diversos tipos de violências, que se expressam no culto a preconceitos, exclusões intolerâncias. Conta-se, nesse enfrentamento, com o apoio das famílias, pois o combate precisa estar conjugado ou não terá o efeito pretendido.
É preciso inteligência e obstinação, pois se trata de um desafio complexo, de efeitos de curto, médio e longo prazos. Não há como suprimir etapas e não há tempo a
perder. "Finaliza a circular.
Baixe a circular aqui
Procunciammento da Secretária Monique Carmona , nas redes sociais .